[Update] Veeam Backup para Office 365 v5

  • 23 December 2020
  • 4 comments
  • 143 views

Userlevel 6
Badge

No início deste mês a Veeam lançou a versão 5 de um dos seus produtos mais queridos, o Veeam para Office 365! A grande atualização da ferramenta se dá pelo suporte ao Microsoft Teams, já que a ferramenta teve um crescimento exponencial por conta do aumento do home office. Sabendo que as empresas estão utilizando o Teams cada vez mais para reuniões e colaboração entre o time, é de suma importância ter essa proteção também nesse ambiente. 

Mas porque fazer backup do Office365? É importante lembrar que o o Contrato de Serviços da Microsoft deixa claro que apesar de oferecer uma alta gama de produtos e serviços, a Microsoft não se responsabiliza pelos dados do usuário e consequentemente, da empresa. E sabemos como os mesmos são importantes na hora do aperto, né? 

 

:thinking:Legal Ju, mas quais as novidades dessa nova versão? 

  • Quer escalabilidade e performance? A Veeam entrega! A nova versão traz uma arquitetura otimizada que entrega 5x a escala para suportar as maiores demandas enterprise, e a facilidade de navegar simultaneamente por até 100.000 objetos. Além de outras melhores em performance, o backup dos dados durante migração de repositório local para object storage ficou 2x mais rápido. 

  • Além da flexibilidade na recuperação e exportação de dados, agora o Veeam Explorer para Microsoft teams também permite uma pesquisa granular através dos registros para total controle e governança dos dados, usando o eDiscovery. 

  • Melhoria nos schedulings dos jobs, que permite definir uma janela de hora permitida para que o job inicie. 
  • A coleta e exporação dos arquivos de log do Veeam Explorer ficou mais fácil de usar pelo Support Information Wizard na console. 
  • Informações para auditoria, como adicionar ou remover objetos protegidos está incluso no Veeam.Archiver e Service Log Files. 
  • Os novos arquivos de log VMC coletam métricas de uso e estatísticas de sizing da infraestrutura na console do Veeam para Office 365, o que facilita e simplifica o troubleshooting. 

 

Curtiu os updates? Não esquece de conferir essa demo feita pelo Michael Cade no Tech Field Day com todas as novidades. 

 

:green_book: A documentação técnica também está disponível nesse link

:green_book: Quer um user guide para estudar a ferramenta? Tá na mão

:electric_plug: Gostaria de testar a ferramenta no seu homelab? Confere a community edition da ferramenta. A versão free faz backup e recovery dos dados do Office 365 para até 10 usuários, 10 teams, e 1TB de Sharepoint.

:pushpin: Mais informações sobre o produto você pode encontrar aqui 

 

E você? Já usou o Veeam para Office 365? Conta um pouco da sua experiência! :smile:


4 comments

Userlevel 7
Badge +4

Eu tive a oportunidade de testar a versão 5 um pouco antes do lançamento e os ganhos são realmente sensacionais!

Muito bom a Veeam ter adicionado o backup do Teams, agora que tem tanta gente usando para comunicação durante a pandemia, é fundamental ter um backup apropriado!

Userlevel 1

Eu também estou testando a versão 5 e tenho gostado bastante. A pesquisa avançada do Veeam Explorer para OneDrive e SharePoint também são grandes adições, e estou iniciando meus trabalhos usando os mesmos através de APIs, mas ainda não posso adicionar muito a isso, mas só de saber dessa possibilidade é grandioso.

Porém lembre de verificar sempre as novas atualizações e patches de correções, a versão 5 ainda tem pequenos ajustes necessários, principalmente antes de entrar em produção, com estas correções fiquei muito mais confiante.

Temos um grande suporte nas APIs, e estamos em contato direto com a Veeam com o propósito de melhorar ainda mais as APIs, dando ainda mais autonomia assim como no Veeam Explorer.

Fique atento nas documentações de APIs, pois pequenas mudanças ocorreram e porem quebrar seu serviço (nem sempre as documentações estão atualizadas), mas a razão sempre é uma melhor performance.

Abraços.

Userlevel 6
Badge

Eu também estou testando a versão 5 e tenho gostado bastante. A pesquisa avançada do Veeam Explorer para OneDrive e SharePoint também são grandes adições, e estou iniciando meus trabalhos usando os mesmos através de APIs, mas ainda não posso adicionar muito a isso, mas só de saber dessa possibilidade é grandioso.

Porém lembre de verificar sempre as novas atualizações e patches de correções, a versão 5 ainda tem pequenos ajustes necessários, principalmente antes de entrar em produção, com estas correções fiquei muito mais confiante.

Temos um grande suporte nas APIs, e estamos em contato direto com a Veeam com o propósito de melhorar ainda mais as APIs, dando ainda mais autonomia assim como no Veeam Explorer.

Fique atento nas documentações de APIs, pois pequenas mudanças ocorreram e porem quebrar seu serviço (nem sempre as documentações estão atualizadas), mas a razão sempre é uma melhor performance.

Abraços.

Excelente lembrar sobre as APIs, Flávio! 

Userlevel 4
Badge +4

É tão simples que dá impressão que não vai funcionar hahaha! Excelente produto da Veeam!

Comment