Skip to main content

Tenho um repositório Veeam Linux e que armazena vários backups em uma mesma pasta exemplo: /veeam/backup
Não consigo sequer realizar uma cópia dos arquivos que estão armazenados neste repositório para outro diretório durante um período pois a imutabilidade por 14 dias está ativada.
Quero configurar à partir do meu servidor VBR um job do tipo "File to Tape" que rode semanalmente enviando para fita só os arquivos dos últimos 7 dias que estão no repositório citado. 
Qual a forma mais automatizada para realizar esta tarefa? 

Olá @Clayton Queiroga,

Consigo pensar em duas opções:

1º Usar File to Tape com o schedule After “Job principal que faz o backup da primeira cópia” e pre script.

• Criar um job file to tape com source (/veeam/Copia) e o destino (Tape - pool)
  • Configurar em options um pre script (Escrever um script , onde voce copia os ultimos backups para um segundo diretório veeam/Copia. (Dessa forma você consegue controlar os arquivos que são copiados, conforme informado você quer sempre o ultimo).
  • O pre script você seleciona na tela de configuração do job no Options > Advanced > Advanced.

2º Usar File to Tape com o schedule After “Job principal que faz o backup da primeira cópia”  (Com task no Crontab da VM repositório).

- Usar um crontab na VM repositório copiando o arquivo desejado para outro repositório por exemplo todo dia as 05:00 AM e agendar o backup File to tape para 06:00 AM.

Já tentou algumas dessas opções?

Olá @Clayton Queiroga,

1º Usar File to Tape com o schedule After “Job principal que faz o backup da primeira cópia” e pre script.

• Configurar em options um pre script (Escrever um script , onde voce copia os ultimos backups para um segundo diretório veeam/Copia. (Dessa forma você consegue controlar os arquivos que são copiados, conforme informado você quer sempre o ultimo).
  • O pre script você seleciona na tela de configuração do job no Options > Advanced > Advanced.

2º Usar File to Tape com o schedule After “Job principal que faz o backup da primeira cópia”  (Com task no Crontab da VM repositório).

- Usar um crontab na VM repositório copiando o arquivo desejado para outro repositório por exemplo todo dia as 05:00 AM e agendar o backup File to tape para 06:00 AM.

Sim @HenriqueA  usar scripts para manusear os backups que eu desejava enviar para fita para copia-los para um diretório temporário foi a minha primeira tentativa, mas percebo que não consigo sequer copiar os arquivos “imutáveis” para algum local diferente. Portanto as suas duas sugestões não cabem aqui no meu ambiente.

Olá @Clayton Queiroga,

Sim @HenriqueA  usar scripts para manusear os backups que eu desejava enviar para fita para copia-los para um diretório temporário foi a minha primeira tentativa, mas percebo que não consigo sequer copiar os arquivos “imutáveis” para algum local diferente. Portanto as suas duas sugestões não cabem aqui no meu ambiente.

A cópia para o repositório imutavel é a primeira? Caso não for recomendo efetuar a segunda cópia antes da cópia imutável.
Fiz uma pesquisa nas documentações Veeam e diz somente sobre a segunda cópia para o repositório imutável, usando o GFS.

https://helpcenter.veeam.com/docs/backup/vsphere/hardened_repository_about.html?ver=120

https://helpcenter.veeam.com/docs/backup/vsphere/hardened_repository_limitations.html?ver=120

Comment