Solved

problem with backup repository


Userlevel 3
Badge
  • Comes here often
  • 10 comments
a company's backups are made in our company by OPENVPN, we create the jobs in their Veeam and send them to a repository that stays with us, but Veeam cannot find the network path even though the machine is connecting, if we try to add a host with different ip but on the same band it connects normally
icon

Best answer by CBA 13 September 2023, 21:28

View original

26 comments

Userlevel 3
Badge

Hello CBA,

 

Are you able to ping (from the VBR server) the IP where the repository resides?

 

Also, are you using the Veeam Cloud Connect solution to perform these backups? Or this is just a VBR sending a backup to a repository through the OpenVPN connection?

 

Regards,

 

Breno

Userlevel 3
Badge

Hello CBA,

 

Are you able to ping the IP where the repository resides?

 

Also, are you using the Veeam Cloud Connect solution to perform these backups? Or this is just a VBR sending a backup to a repository through the OpenVPN connection?

 

Regards,

 

Breno

yes I can ping through powershell within Veeam, and also through the machine it is installed on, it's just a VBR sending the backups via OPENVPN
Userlevel 3
Badge

ok, how the repository is attached to the VBR? CIFS, NFS?

 

I’d suggest to try to access the repository from the VBR server, since you’re able to ping it.

 

Let me know the results.

Userlevel 3
Badge

Also, are there any firewall rules for this OpenVPN connection that may block the traffic between VBR and the repository?

Userlevel 3
Badge

ok, how the repository is attached to the VBR? CIFS, NFS?

 

I’d suggest to try to access the repository from the VBR server, since you’re able to ping it.

 

Let me know the results.

vi que você é brasileiro hehe, ele está como CIFS, eu pinguei ele pelo powershell que tem dentro do veeam e enxergou, estava funcionando até ontem, porém como é um windows server 2012 o openvpn tem um problema com as placas de redes virtuais e ficava caindo toda hora, quando fiz a reinstalação do OPENVPN o veeam começou a não encontrar mais o caminho pro repositório.

Userlevel 3
Badge

Entendi, então possivelmente esse problema está relacionado ao OpenVPN.

 

Talvez tentar uma versão mais antiga do OpenVPN?

 

Tente também acessar o mesmo compartilhamento CIFS pelo Windows Server do Veeam, via \\.

Userlevel 5
Badge +5

Hello, 


May you can check FW rules at the machine you are trying to connect, also antivirus rules. 

Userlevel 3
Badge

eu tentei também ele não encontra, o único acesso que eu consigo é via SSH , o problema é que se eu adicionar uma máquina na mesma faixa de rede ele enxerga normal, por isso descartei o openvpn

por exemplo o repositório com problema é 192.168.1.3, se eu tentar adicionar um repositório com o ip 192.168.1.4 ele conecta normalmente.

 

pra ti entender o ambiente esse repositório fica dentro de um linux em uma máquina aqui na nossa empresa e o openvpn fecha aqui e faz os backups tanto local como na nossa empresa.
 

Userlevel 3
Badge

Hello, 


May you can check FW rules at the machine you are trying to connect, also antivirus rules. 

I tried to disable antivirus and also the windows firewall, but without success
Userlevel 5
Badge +5

Está parecendo ser alguma coisa no SO que está tentando conectar. 

Tem algum log no event viwer com falha? No Veeam ele so te retorna que não conseguiu conectar ? 

 

Userlevel 3
Badge

Está parecendo ser alguma coisa no SO que está tentando conectar. 

Tem algum log no event viwer com falha? No Veeam ele so te retorna que não conseguiu conectar ? 

 

isso ele retorna que não foi possível encontrar o caminho de rede, vou verificar o event viewer

Userlevel 3
Badge

Retry of Backup job 'CBA-PfSense' finished with Failed. Job details: Could not perform threshold check for backup location "\\172.27.10.17\palmas" due to space info retrievement fail! Error: O caminho da rede n�o foi encontrado

a mensagem no event viewer é a mesma do veeam

Userlevel 3
Badge

CBA,

 

Tente apresentar o repositório ao Veeam pelo DNS ao invés do IP, se for o caso.

 

Pode ser que o Veeam esteja tentando alcançar o IP do repo pela NIC incorreta.

 

Sugiro que registre um chamado na Veeam, ou se preferir podemos agendar uma sessão remota e postar os resultados aqui na comunidade.

 

Qualquer coisa, meu email é o breno@remotus.it

Userlevel 3
Badge

teria como trocar o ip do repositório dentro do veeam? eu tentei ele não deixa fica bloqueado, oque pensamos foi trocar o ip da máquina que ai ele iria voltar a comunicar porém os backups iriam vir como full e ia levar pelo menos uma semana até conseguir fazer tudo.

Userlevel 5
Badge +5

CBA,

 

Tente apresentar o repositório ao Veeam pelo DNS ao invés do IP, se for o caso.

 

Pode ser que o Veeam esteja tentando alcançar o IP do repo pela NIC incorreta.

 

Sugiro que registre um chamado na Veeam, ou se preferir podemos agendar uma sessão remota e postar os resultados aqui na comunidade.

 

Qualquer coisa, meu email é o breno@remotus.it

Bom palpite, creio que pelo DNS seja uma melhor forma para verificar. Não sei se pode ser, mas as vezes questão de permissão de usuário ou a pasta está oculta.

Abra um chamado la na Veeam, manda os logs necessário e nos avise aqui qual foi a solução. 

Se forem marcar uma call ai, podem me incluir também: matheus.giovanini@proativainfo.com.br

Userlevel 3
Badge

Nesse caso o ideal é remover todos os jobs pela opção “Remove from Configuration” para não apagar os backups.

 

Depois disso, será possível remover o repositório e adicionar novamente com o IP correto.

 

Então, fazer um rescan no repositório novo para identificar os backups, e finalmente criar os jobs com as mesmas configurações, mapeando o job ao backup existente.

 

Dessa forma, a cadeia de backup irá continuar, ao invés de criar um novo full.

 

Userlevel 5
Badge +5

teria como trocar o ip do repositório dentro do veeam? eu tentei ele não deixa fica bloqueado, oque pensamos foi trocar o ip da máquina que ai ele iria voltar a comunicar porém os backups iriam vir como full e ia levar pelo menos uma semana até conseguir fazer tudo.

No caso, teria que adicionar como um novo, não é possível trocar o IP. 

Userlevel 3
Badge

Nesse caso o ideal é remover todos os jobs pela opção “Remove from Configuration” para não apagar os backups.

 

Depois disso, será possível remover o repositório e adicionar novamente com o IP correto.

 

Então, fazer um rescan no repositório novo para identificar os backups, e finalmente criar os jobs com as mesmas configurações, mapeando o job ao backup existente.

 

Dessa forma, a cadeia de backup irá continuar, ao invés de criar um novo full.

 

vou tentar isso e atualizo vocês aqui.

Userlevel 7
Badge +11

teria como trocar o ip do repositório dentro do veeam? eu tentei ele não deixa fica bloqueado, oque pensamos foi trocar o ip da máquina que ai ele iria voltar a comunicar porém os backups iriam vir como full e ia levar pelo menos uma semana até conseguir fazer tudo.

É possível fazer essa troca sim.

Basta utilizar o poweshell com os seguintes comandos:

 $Servers = Get-VBRServer -name "old-name"
$Servers.SetName("new-name")

 

Userlevel 3
Badge

teria como trocar o ip do repositório dentro do veeam? eu tentei ele não deixa fica bloqueado, oque pensamos foi trocar o ip da máquina que ai ele iria voltar a comunicar porém os backups iriam vir como full e ia levar pelo menos uma semana até conseguir fazer tudo.

É possível fazer essa troca sim.

Basta utilizar o poweshell com os seguintes comandos:

 $Servers = Get-VBRServer -name "old-name"
$Servers.SetName("new-name")

 

Wolff.mateus

Nesse caso, o hostname do Veeam Server seria trocado, correto?

 

A necessidade é alterar o IP/hostname de um repositório já apresentado ao Veeam console.

Userlevel 7
Badge +11

teria como trocar o ip do repositório dentro do veeam? eu tentei ele não deixa fica bloqueado, oque pensamos foi trocar o ip da máquina que ai ele iria voltar a comunicar porém os backups iriam vir como full e ia levar pelo menos uma semana até conseguir fazer tudo.

É possível fazer essa troca sim.

Basta utilizar o poweshell com os seguintes comandos:

 $Servers = Get-VBRServer -name "old-name"
$Servers.SetName("new-name")

 

Wolff.mateus

Nesse caso, o hostname do Veeam Server seria trocado, correto?

 

A necessidade é alterar o IP/hostname de um repositório já apresentado ao Veeam console.

Nao, esses dois comandos podem ser utilizados para trocar o nome/IP de praticamente qualquer componente dentro do Veeam.

Atente-se pra colocar no lugar do old-name o seu IP antigo e depois disso no new-name o IP ou nome DNS novo.

Userlevel 3
Badge

teria como trocar o ip do repositório dentro do veeam? eu tentei ele não deixa fica bloqueado, oque pensamos foi trocar o ip da máquina que ai ele iria voltar a comunicar porém os backups iriam vir como full e ia levar pelo menos uma semana até conseguir fazer tudo.

É possível fazer essa troca sim.

Basta utilizar o poweshell com os seguintes comandos:

 $Servers = Get-VBRServer -name "old-name"
$Servers.SetName("new-name")

 

Wolff.mateus

Nesse caso, o hostname do Veeam Server seria trocado, correto?

 

A necessidade é alterar o IP/hostname de um repositório já apresentado ao Veeam console.

Nao, esses dois comandos podem ser utilizados para trocar o nome/IP de praticamente qualquer componente dentro do Veeam.

Atente-se pra colocar no lugar do old-name o seu IP antigo e depois disso no new-name o IP ou nome DNS novo.

 

Obrigado por compartilhar wolff.mateus!

Essa é uma forma bem mais prática e rápida para você seguir CBA.

Userlevel 3
Badge

teria como trocar o ip do repositório dentro do veeam? eu tentei ele não deixa fica bloqueado, oque pensamos foi trocar o ip da máquina que ai ele iria voltar a comunicar porém os backups iriam vir como full e ia levar pelo menos uma semana até conseguir fazer tudo.

É possível fazer essa troca sim.

Basta utilizar o poweshell com os seguintes comandos:

 $Servers = Get-VBRServer -name "old-name"
$Servers.SetName("new-name")

 

Wolff.mateus

Nesse caso, o hostname do Veeam Server seria trocado, correto?

 

A necessidade é alterar o IP/hostname de um repositório já apresentado ao Veeam console.

Nao, esses dois comandos podem ser utilizados para trocar o nome/IP de praticamente qualquer componente dentro do Veeam.

Atente-se pra colocar no lugar do old-name o seu IP antigo e depois disso no new-name o IP ou nome DNS novo.

Wolff.mateus,

 

Acredito que para repositórios do tipo SMB (que é o caso do CBA), esses comandos não funcionarão, visto que os repositórios do tipo SMB não foram listados na saída do comando Get-VBRServer. Pelo menos aqui em meu lab.

Pelo o que eu entendi, esse comando lista somente os servidores gerenciados pelo Veeam, abaixo da seção Managed Servers em Backup Infrastructure.

Userlevel 3
Badge

boa tarde pessoal, realmente não consegui adicionar o repositório, o problema pode estar relacionado ainda ao OPENVPN quando tento adicionar o repositório com o ip novo ele da mensagem que não foi possível conectar, conversamos com o cliente e a principio vai ser trocado por uma máquina com windows 10 mais novo esse servidor do veeam para que não ocorra problemas com o openvpn

ainda estou quebrando a cabeça aqui tentando resolver hehe

Userlevel 3
Badge

consegui resolver, fui testando versões mais antigas do openvpn, pela 2.5.1 consegui conectar a pasta compartilhada e os backups estão rodando, obrigado pela ajuda e dicas, vão agregar bastante nos próximos problemas :D

Comment